quinta-feira, 31 de março de 2011

Diversidade de ensino

    Cada professor tem sua própria maneira de passar o conteúdo. Uns mais comprometidos e interessados na aprendizagem dos seus alunos que outros. Na minha experiência acadêmica estou passando por métodos didáticos, avaliações que estão desenvolvendo meu modo de pensar em relação a educação e a vida em geral. Me chamou muito a atenção um professor que logo no  primeiro período  deixou a nossa escolha o tema para o seminário de conclusão de curso, impôs suas regras como quantidade de laudas, as regras da ABNT, nos auxiliou na produção e avaliou com nos mostrando os pontos fortes e fracos a serem melhorados. Uma avaliação assim nos da motivação e estimula nosso interesse. Aulas mais faladas envolvendo os alunos, trazendo a realidade para a sala de aula, com atividades diferencias me trouxeram mais conhecimento do que aulas lidas . Tive um professor que me deixava pasmada com seu conhecimento, mostrava intensamente vontade e gosto por aquilo que passava, porem, a disciplina para mim e muito difícil e encontrei dificuldade pois não dominava o assunto do trabalho que era para ser apresentado e não tive auxilo do professor, pois, não nos dava espaço para tirar as duvidas. Acredito que o professor deve planejar sua avaliação em cima do objetivo que sua disciplina, uma professora não passou claramente seu conteúdo e sua avaliação estava completamente fora do contexto e fora das possibilidade de alguns alunos da turma. A avaliação foi fazer um documentário, a disciplina era cultura. A turma envolveu o assunto com o trabalho,mas,  não atingiu a meta que acreditava ser atingida. O modo de ensinar deve ser claro e objetivo. Os professores e alunos devem sempre buscar novos modos para ensinar e aprender.

Um comentário:

  1. Camila, sua reflexão apresenta algumas ideias muito interessantes. Porém, considero que ainda faltam algum detalhamento sobre as avaliações por que passou. Quais eram os critérios para avaliação de cada atividade? Qual era a nota atribuída? Como foram feitos os retornos do professor em relação ao seu desenvolvimento? Havia comentários? De que forma os comentários ajudavam na melhoria da atividades e na melhor compreensão dos conhecimentos? A avaliação ajudou você a perceber seus avanços na apreensão dos conhecimentos relativos às disciplinas?
    Procure fazer uma revisão em seu texto, pois há alguns períodos confusos pela falta de pontuação ou pontuação inadequada. Reveja a construção de algumas frases de modo a deixá-las bem claras acerca da ideia que pretende expressar.

    Faça estas modificações e avise-me quando postá-las.

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir